sábado, 24 de março de 2012

2009-2012

Seguindo a sugestão de uma certa pessoa, decidi marcar o meu regresso ao mundo blogosférico fazendo um balanço sobre os últimos anos (desde da última vez que aqui postei algo).
São muitos anos para rever, então vou tentar resumir os pontos mais importantes (os positivos e negativos que fizeram de mim o que sou hoje...).

Em 2009 terminei a licenciatura, ainda muito "verde" e com muitos sonhos e esperanças dentro de mim. Alguns anos passaram e acima de tudo posso dizer que já não sou (nem de perto) a pessoa que era quando escrevi o ultimo post. Cresci, amadureci, cometi erros, construi novas pontes, conheci novos caminhos em mim e por mim passaram e deixaram marca muitas pessoas (umas continuam, outras seguiram o caminho mas não sem deixar um pedacinho delas comigo).

Com algumas desilusões e "pedras" no caminho aprendi que a vida não é perfeita e não é feliz, é feita sim de momentos perfeitos e momentos felizes. Não posso dizer que estes anos foram preenchidos de momentos desses, mas posso dizer com toda a certeza que existiram alguns e que significaram tanto que ainda permanecem como se ainda fossem reais.

Conheci muitas pessoas e realizei alguns sonhos (outros nem por isso, ainda os persigo). O ano de 2011 foi especialmente marcante, pelas pessoas que conheci e por me permitir a mim mesma conhecer uma outra parte de mim. Das pessoas que passaram pela minha vida no ano de 2011, tal como em outros anos, algumas permanecem, marcam e (penso eu) marcarão a minha vida ainda por muito tempo, outras permanecem só no pensamento e no coração e outras são apenas memórias e lições aprendidas.

Neste ano que passou conheci uma parte de mim que não sabia existir, permiti-me saber (um pouco mais) quem sou realmente, embora ainda tenha um longo caminho e, com o passar do tempo, vou conhecendo mais um pouco. Será que algum dia saberei quem sou realmente? Vou chegar a conhecer-me a 100%? Eu acredito que sim, ou pelo menos que chegarei lá perto...

Este foi o ano das mudanças, a nível profissional, académico, emocional, psicológico, familiar...enfim...sou uma nova pessoa a cada dia que passa. Os primeiros 6 mêses de 2011 marcaram-me muito do ponto de vista profissional, amadureci muito, realizei um sonho que não sabia ter, testei as minhas capacidades, a minha resitência e descobri que afinal sou mais forte do que pensava. O que aprendi vai estar sempre comigo, para onde for.

Os ultimos 6 mêses do ano vão para sempre ficar na minha memória, no meu ser e na minha alma. Cresci também muito, aprendi a ser "livre", senti o gosto da liberdade e aprendi que nunca mais quero deixar de o sentir. Fiz novas amizades, vivi experiências inesquecíveis e aprendi o que é amar alguém de verdade, sem limites, com toda a alma e todo o ser (parece lamechas, não? Mas é verdade...).Aprendi a enfrentar os problemas e a lutar pelo que quero. Aprendi que o que é realmente importante na vida exige esforço, dedicação e não vem de "mão beijada". Problemas existem, situações interferem, pessoas também, mas tudo isso passa, tudo isso é ultrapassável quando existe algo verdadeiro.

Mas de tudo, penso que a lição mais importante que aprendi nestes mêses (sim, já incluo o início de 2012) foi que, ao contrário daquilo que pensava, eu congiso amar alguém, eu consigo entregar-me e é possível alguém conhecer-me realmente (embora não totalmente). Tudo o que precisava era de alguém que realmente o quisesse fazer, alguém que teve o amor e a paciência, o carinho e a determinação para me fazer sentir e confiar novamente. E não foi tarefa fácil, mas por muitas barreiras que eu colocasse, não impediu que essa pessoa especial conseguisse chegar onde ninguém chegou antes...

Não posso deixar de referir também algumas pessoas que entraram na minha vida neste ano que passou e que me mostraram que é possível ser-se livre, sermos nós próprios/as, sem medos, sem barreiras, apenas sendo. Aprendi com elas a aceitar-me como sou (aos poucos...mas eu chego lá...) e a não ter medo de o ser. Essas pessoas abriram o "caminho" para que eu permitisse que essa pessoa especial entrasse na minha vida. Sem elas a nossa história teria sido, provavelmente, muito diferente. E por isso agradeço-lhes, por me mostrarem quem sou...

Enfim, o balanço está feito. Agora é altura de me dedicar à faculdade, à época de exames e trabalhos que está preste a começar. Vou tentar "vir a tona" de vez em quando durante esta época mas se sobreviver cá estarei para contar mais histórias no final dela...Até lá...